N.º 28/ abr – jun 2013

Rectângulo arredondado: Estudos e Artigos
Rectângulo arredondado: Acervo Documental
Rectângulo arredondado: Conhecer o Arquivo
Rectângulo arredondado: Serviços
Rectângulo arredondado: Links Recomendados
Rectângulo arredondado: Newsletter
Rectângulo arredondado: Arquivo Digital
Rectângulo arredondado: Contatos
Rectângulo arredondado: Notícias e Publicações
Rectângulo arredondado: Caixa de texto: Visita virtual 
ao ACMF

Acerca desta newsletter

A newsletter é publicada de três em três meses, reportando-se a temas relacionados com as atividades do Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças, bem como novidades acerca da disciplina arquivística.

A newsletter está otimizada para ser vista através do Internet Explorer.

Se desejar não voltar a receber esta newsletter envie um e-mail para arquivo.contemporaneo.financas@sgmf.pt com a expressão “Remover subscrição” no campo Assunto.

Documentação em destaque

A documentação da “Direcção-Geral da Contabilidade Pública” à guarda do ACMF - que tem um significado especial pelo facto de ter sido a primeira a ser alvo de tratamento arquivístico - revela uma variedade e relevância temáticas surpreendentes, sobretudo se pensarmos que, num fundo de tal natureza, há o risco de os assuntos mais interessantes serem dominados e secundarizados pela lógica da contabilidade, da tramitação burocrática e dos números. Exemplo dessa variedade e relevância será

o processo designado “Despesas com a visita do Rei de Hespanha”,

que se refere a despesas propostas entre 1930 e 1931 por diversos

serviços e entidades públicas com vista à recepção do monarca espanhol

D. Afonso XIII, que já havia realizado duas visitas a Portugal durante a Monarquia. Ainda que aquela que seria a terceira visita desse monarca ao nosso País não se tivesse realizado devido à crise política em Espanha que levou à implantação da 2.ª República nesse país, ficou, contudo, o registo das intervenções e aquisições previstas (e, pelo menos algumas delas, realizadas) para essa efeméride, como comprovam os documentos que 

 aqui publicitamos. Veja a descrição no nosso Arquivo Digital

Participação da SGMF

 no PAEIS

Em reunião de aderentes ao programa “Administração

Eletrónica e Interoperabilidade Semântica” (PAIES), a Secretaria-Geral do Ministério das Finanças foi eleita para, durante o presente ano, fazer parte da Comissão Executiva deste programa, tendo já sido aprovada a versão 2.0 da MacroEstrutura Funcional

(MEF - saiba o que é ).

Por outro lado, continuam os trabalhos de criação de um plano de classificação e de uma portaria de gestão documental conformes à MEF para aplicação em todos os organismos do Ministério das Finanças.

Para assinalar o 39.º aniversário do 25 de abril, “damos ao prelo” uma curiosa consulta feita pelo chefe do Estado Maior do Comando Geral da GNR à Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, para apurar se os prejuízos causados na madrugada de 24 para 25 de abril de 1974 em veículos de três oficiais estacionados no Largo do Carmo seriam suportados pelo Estado. Clique na imagem para ver.

Páginas

Soltas

Nova incorporação no ACMF

Fontes on-line para a história das Invasões Francesas

Nos dias 20 e 21 de março do corrente ano, decorreu no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de informação e propriedade intelectual em arquivos”, promovidos e organizados pela BAD, em colaboração com o Goethe-Institut, que celebra 50 anos de existência. Participaram nestas jornadas especialistas de diversas áreas (arquivistas, bibliotecários, juristas e investigadores), de nacionalidade portuguesa e alemã, e foram discutidos temas prementes relacionados com os direitos de autor e direitos conexos, a sua relação com a internet e as obras órfãs, entre outros.

No 1.º trimestre de 2013, realizou-se mais uma incorporação de documentação no ACMF, proveniente do Serviço de Finanças de Lisboa 10. Trata-se de dois conjuntos de processos de Imposto Sucessório produzidos ou acumulados por esse serviço de finanças, que agora se juntam a processos do mesmo tipo anteriormente recebidos dos serviços de finanças de Sintra 1, de Amadora, de vários serviços de Lisboa, de Cascais 1, da Guarda, de Torres Vedras, de Mangualde e de Viseu. Os processos de Imposto Sucessório constituem uma fonte documental da maior importância para os estudos de carácter biográfico, por conterem amiúde documentos relativos ao património, cópias de testamentos, de certidões de óbito, etc.

Nova tabela de preços do ACMF e da Biblioteca Central publicada em

           DR

Através da sua plataforma de arquivo digital, o Arquivo Municipal de Mafra tem disponível ao público no âmbito do projecto que coordena intitulado Digitalização de fontes locais sobre a Guerra Peninsular (1807-1814) uma coleção de fontes locais para a história das Linhas de Torres Vedras, coleção essa alimentada pelos acervos documentais de diversos arquivos municipais, que também participam no projecto.

Para a história das Invasões Francesas, são igualmente importante os documentos disponibilizados pelo Arquivo Histórico - 

 Militar na sua nova plataforma on-line.

A propriedade intelectual em Arquivos